De fahionista para fashionista

Seguidores

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Viajem pela linha do tempo da moda.


O moda no asfalto de hoje faz uma viajem. Uma viajem pela linha do tempo da moda- que sempre esteve conectada a fatos históricos e sociais. Pronto pra embarcar? Então entre em nossa nave e aperte os cintos!

.Anos 20

"Eu não sou elegante. Eu sou a elegância." Coco Chanel.

Chamados de "Anos Loucos", os anos 20 fazem do pós-guerra uma mudança no estilo de vida da época. As carruagens dão lugar aos automóveis. O consumismo está em seu auge e as grandes festas ao som de jazz e regadas a champagne trazem a tona a ideologia da liberdade.
A década de 20 foi a época da eletricidade, de inovações tecnológicas, do rádio,da arte dadaísta( em sua primeira exposição em Berlim) e do tão inovador cinema falado.
É nesse contexto de liberdade que surge a imortalizada Coco Chanel. Chanel inovou trazendo cortes retos, capas, blazers, colares compridos,cabelos curtinhos, boinas... Com o Charleston-dança da época- a silhueta passou a ser tubular com braços e costas à mostras- facilitando os movimentos exigidos pela dança. Para aderir a moda nos dias de hoje algumas opções são a cintura bem rebaixada com comprimento pelos joelhos, vestidos tubinho, pretinho básico, pérolas, boinas... Resumindo tudo em uma só palavra: elegância.

A estilista Coco Channel. (Imagem: Divulgação.)


.Anos 30

“Eu sou uma mulher que é infiel a um milhão de homens.” Greta Garbo.

Os anos 30, inusitados e cheios de quebra de padrões, chegaram ao fim com a queda da bolsa de valores de New York- que provocou uma gigaante crise econômica mundial.
A época veio então retomar as formas femininas, praticamente perdidas com a tão inusitada decada de 20, ressuscitadas através de uma elegância refinada. Cabelos longos, saias compridas, vestidos justos e retos, bolerinhos. Como o mundo estava imerso em uma crise econômica, materiais mais baratos como o algodão passaram a ser utilizados na confecção de roupas. A moda dos anos 20 trouxe o esporte, o sol, a vida ao ar livre.
O estilo de beleza da época era típico da atriz Gretta Garbo- magra, bronzeada e esportiva- que lançou tendência também com suas sombrancelhas e pálpebras marcadas e pó de arroz beem clarinho.

A atriz Greta Garbo. (Imagem: Divulgação.)

Uma adaptação da moda dos anos 30 para os anos 2000. Vestido por Sebastian Errazuriz. (Imagem: Divulgação.)

.Anos 40.

É guerra, mas a moda sobrevive.

Na década de 40 a Segunda Guerra Mundial já havia começado. O governo limitava a quantidade de tecido que podia ser comprada e a sua utilização em fábricas- mesmo assim a moda sobreviveu.
Com a escassês de tecidos, as mulheres tiveram que reformar suas roupas e utilizar materiais alternativos como a fibra sintética. O "Fashion Group of Great Britain" criou então peças com a intenção de serem atraentes-apesar das restrições. O corte era reto e masculino- em estilo militar. Os ombros eram acolchoados e os tecidos pesados e resistentes. As saias ficaram mais curtas com pregas finas ou franzidas. Além disso, as calças se tornaram populares.
Nos dias de hoje, uma super aposta dos anos 40 é o Trench Coat.

Adaptações dos anos 40 para os dias atuais. (Imagem: Divulgação.)



.Anos 50

"Mulheres comportadas raramente fazem história." Marilyn Monroe.


O fim da guerra trás o fim do racionamento de tecidos. A mulher se tornou mais feminina de acordo com a moda lançada pelo "New Look", de Christian Dior, em 1947. Cintura marcada, sapatos de salto alto, luvinhas, peles,calças e jóias. A mulher dessa época queria voltar à feminilidade e ao luxo. A maquiagem estava em alta e valorizava o olhar- foi a explosão dos cosméticos. Dois estilos marcaram o período: o ingênuo e ao mesmo tempo chique- característico de Audrey Hepburn e o sensual e fatal como o de Ava Gardner. Marilyn Monroe, símbolo de beleza da época, uniu os dois estilos combinando ingenuidade e sensualidade.

A atriz Audrey Hapburn. (Imagem: Divulgação.)
A atriz Marilyn Monroe. (Imagem:Divulgação.)


.Anos 60

A nova década começou prometendo mudanças no comportamento. O sucesso do rock e o rebolado de Elvis Presley marcaram a época. Os ídolos como James Dean e Marlon Brando com blusão de couro, topete e jeans influenciaram a juventude. As moças começaram a deixar de lado as saias rodadas de Dior e adotar as calças cigarrette.
Os anos 60 foram a explosão de uma juventude opositora da sociedade consumista.
A época marcou o fim da moda única. A forma de se vestir começou a ser ligada ao comportamento.
Com essa mudança, empresas criaram produtos específicos para o público jovem: a moda agora era não seguir moda. A minissaia foi presença marcante na epoca, tal qual o unissex: jeans e camisas sem gola vieram a tona.
A maquiagem era feita essencialmente para o público jovem e focalisava o olhar.
No Brasil, a Jovem Guarda fazia sucesso... E moda! Wanderléa com suas minissaias, Roberto Carlos com roupas coloridas, "botinhas sem meia e cabelo na testa." A idéia era " que se exploda o mundo."
Os anos 60 terminaram com a chegada do homem à lua em 69 e com o inesquecível "Woodstock Music & Art Fair", em agosto do mesmo ano, reunindo cerca de 500 mil pessoas em três dias de livre amor,sexo e drogas.



.Anos 70

Iniciada logo depois do "Woostock" a época é uma das mais ricas da história da moda, se é que assim podemos julgar. Os homens deram um passo a frente e passou a aderir peças coloridas e psicodélicas em seu guarda-roupa. As meninas passaram a ter um ar mais despojado: saias longas ou suuper curtas, cabelos bagunçadinhos e batas estampadas e multicoloridas. A moda glitter, com seu ar futurista, também emplacou e foi cedendo lugar a moda disco que teve seu auge com a novela Dancin Days.

A cantora Rita Lee( de preto) na década de 70. (Imagem: Divulgação.)


.Anos 80

Calça baggy e semi-baggy, sandália de plástico,saia balonê, legging,scarpins fluor, "Nem Wave", relógios Champion, All Star- Coisas que marcaram a época e que estão voltando com tudo agora.
Os anos 80 foram marcados pelo exagero. Com o sucesso da música disco, o glamour da noite e o charme do excesso de brilho fazem com que o estilo hippie dos anos 70 seja deixado para trás.
A juventude trás o "velho" de novo: roupas sob medida e vestidos de baile. Os anos 80 usam o charme e elegância dos anos 60- com uma pitadinha de exagero a mais.


#LeitoresNoAsfalto

Agora que você já aprendeu um pouco sobre o desenrolar da moda ao longo da história, vale a pena investir em looks retrôs, que nunca saem de moda e ficam estilosséerrimos! O quadro "Leitores no Asfalto" da semana que vem vai mostrar nossos leitores nos looks dos anos 20,30,40,50,60,70 e 80. Quer participar? Então mande sua foto para nosso email: modanoasfalto@hotmail.com até sexta-feira da próxima semana. Te vejo lá ;]

Mari.











Nenhum comentário:

Postar um comentário